Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Consulta on-line sobre Covid-19 é realidade em Minas Gerais
29/05/2020 09:51 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

Com informação Secom-MG

 

O governo de Minas Gerais está ajudando os mineiros a entenderem melhor a Covid-19 e o enfrentamento do novo Coronavírus. Uma das ferramentas neste momento foi a “teleconsulta”. Um sistema que permite aos mineiros serem atendidos, de forma remota, por um médico que irá auxiliar e fazer uma consulta médica como se o paciente estivesse em um consultório médico. Só que com a comodidade de estar no seu lar e sem ter que enfrentar filas de espera em uma unidade de saúde.

A chegada da pandemia da Covid-19 cobrou urgência por parte das instituições de saúde para a tomada de decisões rápidas e eficazes frente ao enfrentamento da doença.

Com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais de Minas (SES-MG), não foi diferente. Além de implementar as ações assistenciais e epidemiológicas para prevenção e controle do Coronavírus, a Secretaria também tem buscado soluções tecnológicas que auxiliem a população, sem que as pessoas precisem sair de casa, por meio de atendimento digital.

Uma dessas soluções foi a criação de uma plataforma de gestão da inovação em Telemedicina, que oferece um direcionamento para o acesso à saúde do Estado, neste momento específico de pandemia da Covid-19.

Pelo aplicativo é possível identificar, triar e encaminhar um paciente com suspeita da Covid-19 que procure uma unidade de saúde mais próxima.

“Com as orientações de manter o distanciamento e evitar procurar o serviço de saúde quando tiver um quadro gripal leve, a telemedicina faz-se necessária para podermos ampliar o contato com o cidadão e orientá-lo adequadamente”, explica o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo de Minas e a techtools ventures, empresa que agrega as melhores soluções de healthtech de 38 países, que doou para o estado, por um período de três meses, o direito ao uso da tecnologia de certificação de identidade dos pacientes, triagem inteligente para Covid-19 e plataforma de teleconsultas.

 

O aplicativo tem uma navegação intuitiva, permite que cada cidadão faça o seu registro e também cadastre seus familiares.

Após instalar este aplicativo em seu celular o paciente poderá agendar consultas online, receber atendimento e evitar os riscos de contaminação e a espera em consultórios e hospitais.

Médicos, enfermeiros e psicólogos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), foram capacitados e já estão atendendo pacientes por meio desta plataforma.

Um paciente de Muriaé testou o sistema nesta sexta-feira, com uma consulta agendada às 08h30 e, no exato momento recebeu um link para acessar a sala da Médica Dra. Ravenna Fernandes Silva Vardieri Bouzada, coincidentemente, da região da Zona da Mata, mais precisamente de Cachoeira Alegre.

Ela fez os questionamentos de praxe, olhou o exame feito pelo paciente e repassou as devidas orientações. Foram cerca de 15 minutos entre a entrada na sala virtual, a anaminese e as orientações. Após concluir o atendimento o paciente recebeu, via SMS, a receita virtual com todos os códigos de confirmação que podem ser verificados pela farmácia ou drogaria.

O app está disponível para download no Google Play (Android) e, em breve na App Store (iOS).

Baixe o aplicativo e cuide da sua saúde e de seus familiares!

Veja o passo a passo no link abaixo:

 Navegação passo a passo

 

‘Saúde Digital MG - Covid19’ é uma plataforma para auxiliar os cidadãos a realizarem uma autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo um direcionamento para o acesso à saúde do Estado.

Após fazer o cadastro, o cidadão preenche um formulário de autoavaliação do seu estado de saúde; ele poderá ser direcionado para uma teleconsulta inicial com médico, de acordo com seu grau de criticidade, identificado por meio de inteligência artificial.

Para se cadastrar é bem simples: cada cidadão inclui os seus dados pessoais. A tela do cadastro do perfil pede uma foto de rosto do usuário para que seja possível fazer a certificação de identidade e uma foto de um documento - que pode ser a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Identidade (RG).

Cada paciente registrado tem acesso a uma página com seus dados e serviços de saúde, além da possibilidade de vincular outros familiares e pessoas que não têm um celular ou dispositivo com acesso à internet, como crianças e idosos.

Depois de se cadastrar e fazer o registro dos seus familiares, é possível que o cidadão selecione quem precisa de uma atenção especial para sua saúde e então, ele segue para uma triagem fácil e rápida do paciente informado. Inicialmente é feita uma análise prévia que vai indicar se o usuário tem ou não chance de estar contaminado pela Covid-19, informando seus sintomas e tendo uma orientação sobre seu grau de criticidade.

De acordo com a especificidade de cada paciente, a triagem pode sugerir que o paciente realize uma primeira consulta virtual com um médico que fará uma avaliação de seu quadro.

A consulta é agendada para as próximas horas ou próximos dias, de acordo com as suas necessidades. A equipe médica estará disponível para realizar consultas, em horários pré-estabelecidos com cada gestor.

O paciente será notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência. Antes de iniciar a teleconsulta, a recomendação para o paciente é para que ele esteja em um lugar iluminado, com acesso à internet estável e a lista de medicamentos de uso contínuo em mãos com 5 minutos de antecedência.

No caso de prescrição de medicamentos - controlados ou não -, o usuário poderá imprimir a receita com a assinatura do médico para direcionar-se até a farmácia de sua preferência - ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.

COMENTÁRIOS