Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Inatel recebe Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações na quinta-feira, dia 23
23/07/2020 08:54 em Notícias de Política

 

O Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, estará no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, nesta quinta-feira, dia 23 de julho, para conhecer os projetos do Instituto nas diferentes áreas da Engenharia em que atua, especialmente, nesse momento, as soluções na área da saúde e sistemas de comunicações móveis avançadas.

A visita será restrita à comitiva do MCTI e representantes do Inatel. Por conta da pandemia, as regras de distanciamento social serão respeitadas. O Ministro Marcos Pontes fará com pronunciamento às 17h, com transmissões pelos canais de comunicação do Inatel e MCTI.

O Inatel é a primeira escola de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, ao longo de 55 anos, contribuiu decisivamente com o desenvolvimento tecnológico do país, com a formação de mais de dez mil profissionais, além de pesquisas e inovações de relevância internacional, com a cooperação do governo federal e parcerias com empresas nacionais e multinacionais.

Inatel no enfrentamento da pandemia de COVID-19

Desde março, professores, pesquisadores e alunos do Inatel iniciaram um grupo voluntário na busca de soluções para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Em poucas semanas, o grupo desenvolveu o protótipo de um ventilador pulmonar, que recebeu apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII ) organização social do MCTI, e foi transferido para a empresa VENTRIX, que está produzindo o equipamento.

Além do ventilador, várias outras ações estão em desenvolvimento, como treinamentos e guias para profissionais de engenharia que atuam na manutenção de equipamentos hospitalares; empréstimo do simulador de ventilador utilizado para estudo da faculdade para testes; desenvolvimento de equipamento de baixo custo para esterilização hospitalar; apoio e consultoria às startups e iniciativas de empresas que buscam soluções tecnológicas nesse momento de enfrentamento da pandemia; pesquisa sobre as ações da Anvisa para regulamentação de novas soluções no combate à pandemia de Covid-19, na tentativa de otimizar a entrada das inovações no mercado em curto espaço de tempo, entre outras iniciativas.

Inatel na vanguarda das pesquisas em 5G e 6G

Em dezembro de 2019, o Inatel criou o Projeto Brasil 6G, apoiado pelo governo federal para o início das pesquisas em 6G no país.

O projeto tem parceria com o 6G Flagship Project, da Universidade de Oulu na Finlândia, que lidera as pesquisas em 6G no mundo. Os trabalhos já desenvolvidos no Inatel na área foram apresentados em eventos internacionais sobre a futura geração de comunicação móvel nesse primeiro semestre.

Essa é uma continuidade do trabalho iniciado em 2015, quando Inatel criou o Centro de Referência em Radiocomunicações – CRR para o desenvolvimento de pesquisas, treinamentos, soluções e patentes para a quinta geração de comunicação móvel – 5G. Entre as inovações apresentadas pelo Inatel, está o transceptor para redes 5G, premiado internacionalmente e que resultou na primeira transmissão nacional em quinta geração realizada pelo Inatel em Brasília, em 2017.

A região de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, é conhecida como “O Vale da Eletrônica” com cerca de 150 empresas de base tecnológica e centros educacionais. Grande parte da força de trabalho da região é empregada em empresas locais, muitas vezes criadas por ex-alunos do Inatel. Tanto as empresas como os centros de pesquisa e inovação são beneficiados por incentivos da Lei de Informática e de entidades vinculadas ao MCTI, como o CNPq e a Finep.

COMENTÁRIOS