Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Muriaé ocupa apenas a 98ª posição entre as 404 maiores cidades do Brasil
20/11/2020 09:13 em Notícias Gerais

LUCIANA ARCHETE

Jornalista MG19681JP

Com informações do CLP

 

Minas Gerais tem seis municípios na lista dos 50 mais competitivos do Brasil. Belo Horizonte ocupa o 11º lugar, Uberlândia (33º), Nova Lima (38º), Poços de Caldas (39º), Lavras (40º) e Uberaba (49º) que foram destaque no primeiro “Ranking de Competitividade dos Municípios”, estudo do Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Gove e com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgado nesta quinta-feira, 19 de novembro de 2021.

Os dados do levantamento avalia 405 municípios com mais de 80 mil habitantes do País. Levando em conta apenas cidades da região Sudeste, a capital mineira está na oitava posição e na sexta considerando apenas as capitais brasileiras. Em Minas Gerais ela encontra-se no topo do ranking.

Nesse cenário, na média, uma cidade mineira está no 145º lugar do ranking geral, uma posição intermediária, de acordo com o coordenador de competitividade do CLP, Lucas Cepeda. Trata-se do quarto melhor desempenho relativo, sendo que os três primeiros são de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.

O levantamento joga luz nos reais desafios dos municípios e é possível, por meio dele, elucidar as principais demandas das cidades. Além disso, atua como uma ferramenta de gestão das políticas públicas, entre outros benefícios. “O ranking permite que a população avalie a qualidade do governo. É também uma ferramenta para balizar a atração de investimentos, para as empresas entenderem onde devem alocar os seus recursos”, explica Cepeda.

Minas Gerais, além de ter seis municípios no Top 50, também tem outras cidades bem colocadas, no Top 100: Varginha (72º lugar), Itaúna (73º lugar), Itajubá (76º lugar), Pouso Alegre (85º lugar), Araxá (89º lugar), Itabira (95º lugar), São João del-Rei (96º lugar) e Muriaé (98º).

Para chegar até o resultado final, o levantamento considera três dimensões (instituições, sociedade e economia), 12 pilares temáticos (sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações) e 55 indicadores (como taxa de investimento, endividamento, crescimento do PIB per capita e formalidade no mercado de trabalho).

A equipe do prefeito José Braz vai analisar os dados apresentados neste levantamento e os  documentos pertinentes aos assuntos integrantes a serem adotados a partir de primeiro de janeiro de 2021 para reposicionar o município entre os mais competitivos de Minas Gerais e da região Sudeste do País.

O CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove e o Sebrae, divulgou essa primeira edição do levantamento, que analisou 405 municípios com mais de 80 mil habitantes em todo o país.

As notas foram definidas com base em uma média de três dimensões analisadas: Instituições, Sociedade e Economia.

Foram levados em consideração 55 indicadores para a elaboração deste ranking, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

COMENTÁRIOS