Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Mulheres no ‘centro da operação do setor elétrico’
09/03/2021 08:49 em Notícias de Política

São aproximadamente 700 mulheres nas empresas da Energisa no Sudeste. E no Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 08 de março, a empresa celebra o protagonismo feminino, porque reconhece que profissionais devem ter oportunidades em condições de igualdade e respeito. E não são raras as histórias de mulheres que se destacam por acreditarem em seus próprios talentos e investirem em suas carreiras; é isso que a Energisa apoia e acredita.  

E numa distribuidora de energia, o Centro de Operações é o considerado o coração da empresa. Ali é realizado o monitoramento seguro de todo sistema de energia elétrica. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem parar. Afinal, é preciso garantir energia elétrica a aproximadamente 470 mil clientes em tempo integral. Um trabalho que exige atenção e responsabilidade. E por trás de um dos postos de operação está Marinalva Leal de Aguiar. Ela atua na operação do sistema elétrica de toda a regional de Manhuaçu, formada por 14 municípios, o que corresponde a 99 mil clientes. Isso também inclui o controle das equipes de campo, formadas por eletricistas homens, que recebem da Marinalva os chamados para atendimento aos clientes e os comandos de liga e desliga da rede de energia. E se precisar, ela está pronta para atender a todas as outras 53 cidades da área de concessão da Energisa Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo.

 

 

Televisão ligada com imagem de jogo de vídeo game

Descrição gerada automaticamente

 

Centro de Operações da Energisa

 

Há 11 anos na Energisa, a técnica em Eletrotécnica ingressou na empresa como estagiária da Energisa Nova Friburgo. A dedicação foi tanta e a paixão pela profissão era tão evidente, que após um ano foi contratada pela empresa como assistente técnica do Departamento de Operações no Serviços de Agência. Dois anos depois, tornou-se Operadora do Centro Operações, passando por níveis de promoção na carreira, atualmente na cadeira de operadora nível 3.

“Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na Energisa, agarrei o desafio e sempre confiante de que poderia crescer na minha carreira. Trabalho com paixão e em uma área que requer dedicação, responsabilidade e segurança, inclusive pela vida de outras pessoas. Imagina a responsabilidade que temos de poder religar cidades inteiras em poucos segundos. Chegar ao final do dia e ver que tudo deu certo, é muito gratificante. E mais ainda trabalhar em uma empresa que respeita e reconhece os profissionais, independente de ser homem ou mulher. Nós mulheres somos frágeis, mas fortes e corajosas, que lutam diariamente pela igualdade sem deixar nos abater. Aqui sou vista como profissional”, conta Marinalva que se diz orgulhosa por ter chegado até aqui.

Para ela, o crescimento é diário. Por isso, continuou estudando e se formou em Administração. “Realizei também o sonho da casa própria e agora a nossa prioridade é ter um filho”, conta.

 

 

Mulher com a mão no rosto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

Marinalva Leal de Aguiar, técnica do Centro de Operações.

 

Mulheres no setor elétrico

 

A experiência em ter colaboradoras em um ambiente que antes era ‘dominado’ pelos homens, só cresce. Na Energisa, mulheres comandam equipes formadas exclusivamente por homens e ocupam cargos de gestão. Pollyana Cerqueira é uma delas.

Ela entrou na Energisa em 2008 como estagiária. Tão logo concluiu o estágio, foi contratada como técnica de Distribuição do Departamento de Operações. Passou por diversas áreas técnicas e cargos: foi operadora, programadora de equipes de Linha Viva, gerente de projeto, analista de planejamento e, ano passado, em meio a essa pandemia, assumiu o cargo de supervisora, onde coordena uma equipe paritária de homens e mulheres.

 

 

Mulher sentada na mesa com computador

Descrição gerada automaticamente

 

Pollyana Cerqueira, supervisora do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa

 

Formada em eletrotécnica pelo CEFET-MG e Administração, com pós graduação em Gestão de projetos, Pollyana está cursando Engenharia Elétrica. “Estou desenvolvendo minha carreira junto com a empresa. Sou bolsista da Energisa e trabalho aqui, porque sou respeitada pelo meu talento e onde posso desenvolver a minha carreira. Já fui premiada como gerente de projetos por meu desempenho, por meu trabalho. Aqui tenho abertura para conversar, dar ideias, e sou reconhecida pela minha equipe e por meus gerentes, independente de ser mulher. E inspirei minha carreira em uma gerente da Energisa, porque percebi que estou em uma empresa que dá oportunidades”.

 “Todas as posições conquistadas são pelo trabalho que elas desenvolvem. A Energisa é uma empresa que, por sua essência, possui uma diversidade muito grande. E aqui não avaliamos o candidato pelo gênero, mas sim pela competência, talento e vontade de aprender. Estamos aqui para garantir um ambiente de trabalho saudável, valorizando sempre o respeito e igualdade”, comenta a consultora de RH BP da Energisa Minas Gerais, Jane Resende.

 

COMENTÁRIOS